Primeiros passos no Crochê

Dicas para iniciantes

    Ao longo dos anos a humanidade foi se especializando em técnicas que envolvem os trabalhos manuais com agulha e linha, de forma que roupas e acessórios passaram de simples proteções para o dia a dia para se tornarem peças aprimoradas de artesanato ao longo dos anos.
   E uma destas técnicas que teve sua origem na era medieval foi a técnica do crochê (também grafado como croché), que é uma das formas de entrelaçarmos linhas com o auxílio de uma agulha, de forma semelhante ao tricô, porém com o uso de uma agulha única de ponta curva.
  Seja para distrair, desestressar, ocupar um tempo vago ou mesmo conseguir uma renda extra, o Crochê pode ser uma alternativa interessante para pessoas que gostam de trabalhos manuais. Mas se você ainda não entende exatamente como são as técnicas, não se preocupe. Vamos Ajudá-lo. 


Agulha

O primeiro passo para começar a crochetar é entender as agulhas. Elas existem em diversos diâmetros e para cada tipo de trabalho, existe um tamanho específico. Nas receitas de trabalho geralmente vem o tamanho necessário, mas a regra geral é agulha fina para linha fina e agulha grossa para linha grossa.
Dica: para os iniciantes, prefira linhas e agulhas finas. Elas são mais fáceis de trabalhar.

Linha

O segundo passo é escolher a linha. É claro que a cor vai depender do trabalho e receita que você escolher. Portanto, para o primeiro crochê não é preciso comprar várias cores. Existem também muitas marcas, mas opte sempre pela cor e pela espessura que seu trabalho pede.
Dica: existem linhas que são coloridas. Elas deixam o trabalho colorido sem que você precise trocar de linha. O resultado é muito bonito.

Tesoura

Uma tesoura para arrematar e cortar os frios é imprescindível, mas não tem nenhuma especificação. Serve qualquer modelo, desde que corte bem.

Fita métrica

A fita métrica é outro item indispensável, já que você medirá seu trabalho constantemente.

Abreviações

Estas abreviaturas são usadas em receitas, revistas e acessórios. Aprenda:
·         corr – correntinha
·         pb – ponto baixo
·         mpa – meio ponto alto
·         pa – ponto alto
·         sp – espaço
·         pq – ponto
·         pbx – ponto baixíssimo
·         rep – repita
·         ult – último
·         seg - seguinte

Agora você já sabe como fazer crochê. Siga as orientações das imagens e mãos a obra!



Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo