Como ler um gráfico de crochê

Da mesma maneira que usamos a leitura para as letras, pinturas, etc... também usamos a leitura para os gráficos ou desenhos ou seja: quando lemos um livro, lemos a primeira linha, depois a segunda linha e daí por diante e assim também acontece com os gráficos: lemos a primeira carreira e executamos, depois lemos a segunda carreira e executamos e assim por diante até chegarmos no final do gráfico.

(Dependendo da região do país, encontramos os gráficos com outros nomes como por exemplo: esquemas, diagramas, desenhos, etc...) 
Se aprendermos a leitura de um gráfico pequeno, com facilidade leremos um gráfico tamanho enorme pois já sabemos que vamos fazer a leitura e a execução de uma carreira de cada vez.

Exemplo:
essas flor é o resultado deste gráfico ai de cima


vou ler esse gráfico para mostrar a você como é fácil ler um gráfico de crochê.

primeiro tem  o circulo magico, depois esses 12 pontos em vermelho, essa especie de cruz, 
são pontos altos.
depois tem esses pontos azuis, essas especie de folha, com esses dois riscos, esses quer dizer dois pontos fechados juntos, e essas bolinhas, são uma Correntina.
depois tem esses pontos berinjela, que são sempre pontos altos e correntinhas, e depois os verdes, que são sempre pontos altos.

Tipos de gráfico

Existem dois modelos de gráficos de crochê: os lineares e os circulares. O gráfico de crochê linear é executado em idas e voltas. Seu início se dará com a indicação de uma seta. É comum a primeira carreira ser lida da esquerda para direita e a próxima da direita para esquerda.
Já o gráfico de crochê circular deve ser sempre lido no sentido anti-horário. Todas as carreiras de ponto serão lidas da mesma forma.

Como identificar os principais pontos do crochê

·         Correntinha: é indicada por uma bolinha pequena não preenchida;
·         Ponto alto: é sinalizado no gráfico como uma cruz;
·         Ponto alto duplo: é uma cruz com um risco a mais;
·         Ponto baixo: é indicado pela letra X, se o gráfico pedir 2 pontos baixos no mesmo ponto baixo ele estará representado pela letra V;
·         Ponto baixíssimo: o ponto baixíssimo é indicado por uma bolinha pequena preenchida;
·         Setas: a seta preenchida indica o inicio do trabalho a seta vazia mostra o fim do trabalho.


Espero que gostem das dicas.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

Topo